top of page
pexels-gezer-amorim-2293558 (1).jpg
Spotlight

Importância da inclusão e diversidade para o desenvolvimento da sociedade

Por mais estranho que possa parecer, em pleno século XXI, o mundo ainda precisa discutir questões como inclusão e diversidade para o desenvolvimento da sociedade. Isto porque trata-se de uma mudança cultural, de mindset, de valores, de postura de vida.


Entenda com esse artigo o que significa o conceito de inclusão e diversidade, bem como os caminhos para construir uma sociedade pautada por esses valores.

Por que é preciso falar em inclusão e diversidade?


Para começar, é preciso que você entenda o que significa inclusão e diversidade, bem como a sua importância para a vida em sociedade.

No dicionário, o conceito de diversidade corresponde à ideia de “variedade, pluralidade, diferença”. Nesse sentido, existe uma multiplicidade de aspectos em que podem ser percebidos essa diversidade, tais como:

  • Cultural;

  • Biológica;

  • Social;

  • Étnica;

  • Linguística;

  • Religiosa.

Assim, é fácil perceber que a diversidade diz respeito a aceitação da diferença em todos os sentidos existente entre as pessoas. De fato, é reconhecer que cada povo, cada grupo inserido em sociedade, tem suas particularidades e devem ser respeitadas.


Portanto, a ideia de diversidade significa estabelecer uma convivência de pluralidades, com harmonia e respeito para construir uma sociedade justa.

Já o termo inclusão é explicado no dicionário como sendo “o ato de incluir e acrescentar”. De fato, “adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte”. Nesse sentido, podemos falar em alguns tipos de inclusão, tais como:

  • Social;

  • Trabalho;

  • Escolar;

  • Digital;

  • Gênero;

  • Racial.

De fato, a ideia de inclusão implica em dar oportunidades para que todas as pessoas, que por alguma razão foram ou estão marginalizadas, sejam inseridas no meio social e profissional. De modo que possam ter os seus direitos garantidos independente de:

  • deficiência física ou mental;

  • cor da pele;

  • orientação sexual;

  • gênero;

  • poder aquisitivo.

Considerando o significado dos termos inclusão e diversidade, é fácil entender os motivos de ser tão necessário não só falar. Mas, principalmente, lutar e exigir que sejam praticados.






Como construir um espaço de inclusão e diversidade


Segundo Renata Martorelli, Diretora Presidente da Pontos Diversos* – Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambienta, é preciso que a construção de um espaço de inclusão e diversidade seja feita por todos. Em suas palavras:

“[...] há muitos caminhos para atingir objetivos semelhantes, alternativas eficazes para produzirmos outros resultados, só não há atalhos, vamos ter que mudar o mindset, o status quo e a maneira de reagir, curar as feridas, desenvolver softs skills, exercitar o olhar e a escuta inclusiva”.

A partir desse fragmento de Martorelli, é fácil perceber que não existe atalho, que é preciso arregaçar as mangas e caminhar para a construção de uma outra sociedade. Assim, é necessário garantir o respeito e direitos para chegar a valorização da diversidade.


O que significa priorizar ações para promover o bem-estar humano com desenvolvimento tecnológico e preservação do ambiente, como é o caso dos governos do Japão, Alemanha e Butão. Assim como Empresas B que trabalham tanto pelo resultado financeiro quanto pelo bem-estar da sociedade e do planeta.

Nesse sentido, Carolina Barreto Braga, que também dirigente da Pontos Diversos, complementa apontando o como fazer isso acontecer. Em suas palavras:


“Se é preciso transformar, quem vive o que está posto, não conseguirá oferecer respostas imediatas, portanto, somente a ampla discussão, com diferentes personagens, de diferentes lugares permitirá pensar melhor o por vir”.

Com isso, fica claro que a mudança não pode ser unilateral, tem de haver a participação de todos os cidadãos em prol de um ambiente de inclusão e diversidade.


Somente assim é possível encontrar soluções para uma vida em sociedade pautada pelo bem-comum e a felicidade de todos.

*Pontos Diversos - Fundada em outubro de 2016, a Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental - PONTOS DIVERSOS - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, fundada com o propósito de valorizar a diversidade humana e promover a igualdade social, mediante ações e práticas inclusivas em diferentes ambientes sociais. A PONTOS DIVERSOS trabalha com a metodologia TRAVESSIAS, constituída à partir de um novo olhar para o mundo, que percebe toda potência e diversidade necessária para a construção de uma sociedade mais consciente e igualitária, economicamente viável e sustentável. https://pontosdiversos.org/home




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page