Vivemos em uma sociedade que está em constantes transformações. Precisamos falar sobre novas formas de levar conhecimento para as empresas e uma agência de palestrantes existe justamente para isso.
As organizações que desejam prosperar nesse contexto devem enxergar o mundo por meio da lente do capitalismo consciente, que significa reconhecer as interdependências entre as organizações, seus colaboradores, o meio ambiente etc.
Dessa forma, é possível identificar novas oportunidades de negócios e entender como gerar impacto positivo. Mas, para isso, são fundamentais conhecimentos transversais e multidisciplinares que, por sua vez, não estão centralizados em uma única instituição ou um único profissional.
Existem várias formas de solucionar esta questão e, uma delas, é por meio da conexão entre palestrantes e empresas com o objetivo de fomentar conversas relevantes que podem ser o ponto de partida para mudanças. Foi a partir desse propósito que nasceu a Spotlight, agência de palestrantes.
Ao longo deste artigo você poderá aprender um pouco mais sobre o assunto e entender como uma agência de palestrantes pode fazer a diferença na sua organização.
O que faz uma agência de palestrantes?
Como sugere o nome, uma agência de palestrantes tem como foco principal otimizar a busca de empresas por palestrantes qualificados. Esse tipo de agência encontra e intermedia a relação entre palestrantes e organizações. Dessa forma, o processo de busca por um porta-voz competente se torna mais rápido e eficaz.
É importante pontuar que a agência de palestrantes auxilia na seleção e contratação do profissional de acordo com o objetivo do evento, perfil do público, expectativa do contratante e, é claro, o orçamento disponível para esta finalidade. Nem sempre é fácil identificar quem é a pessoa mais alinhada à meta ou cultura da sua empresa e que será capaz de contribuir para os objetivos organizacionais.
Além disso, o processo de contratação para treinamentos, seminários ou palestras também se torna uma das funções da agência de palestrantes. Com isso, cuida da agenda de seus palestrantes e resolve todas as questões que antecedem sua atuação na empresa/instituição.
Quais são as vantagens de se contratar uma agência de palestrantes?
Em alguns casos é relevante para a empresa terceirizar um processo no qual ela não é especialista para garantir melhores resultados. No caso da agência de palestrantes, há vantagens tanto para quem contrata como para os palestrantes. Confira:
Para as empresas
acesso a palestrantes qualificados, que são selecionados com maior rigor e, portanto, garante melhores resultados;
redução de riscos de desperdício de investimento devido à curadoria de alta qualidade;
rapidez no contato e contratação do palestrante com o suporte da agência de palestrante.
Para os palestrantes
demanda mais qualificada para o seu “produto”, visto que a agência de palestrante entra em contato apenas após o entendimento prévio de quais são as necessidades da organização;
maior visibilidade e acesso a mais oportunidades de trabalho.
Como funciona o trabalho da Spotlight?
Como já foi citado anteriormente, o papel de uma agência de palestrantes como a Spotlight é facilitar todo o processo de contratação de um palestrante por uma empresa.
Ao recebermos a solicitação do cliente por meio dos nossos canais de comunicação, entramos em contato para entender melhor as suas necessidades e organizar um briefing inicial.
Após os alinhamentos iniciais, fazemos uma curadoria com as melhores opções de palestrantes do mercado e apresentamos ao cliente que, entre as alternativas, pode escolher aquele que julgar mais adequado para os seus objetivos.
É importante pontuar que, em alguns casos, pode acontecer do contratante já ter um nome em mente e precisar de ajuda para contratá-lo, seja porque não tem o contato da pessoa ou porque simplesmente prefere terceirizar essa função.
O próximo passo, portanto, é o contato que a agência faz com o palestrante escolhido para verificar questões de disponibilidade de agenda e, em seguida, há a confirmação da contratação.
Além disso, também realizamos uma reunião de alinhamento entre o profissional contratado e a empresa contratante para que todos os detalhes possam ser alinhados. Por fim, por mais que não seja comum o envolvimento das agências em questões burocráticas, algumas podem oferecer modelos de contratos para que a empresa contratante não precise formulá-las do zero.
Quais são as principais abordagens da Spotlight?
Trabalhamos de duas formas: temos um portfólio de palestrantes parceiros ou podemos ir atrás de algo específico para a demanda do cliente. Entre as principais abordagens da Spotlight, estão:
Inclusão e Diversidade
Existe, infelizmente, uma grande e injustificada diferenciação de acesso à oportunidades tanto nas esferas pública quanto na privada em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.
Este cenário acentua a distância social entre esta parcela da população e as demais. A criação de uma sociedade mais desenvolvida e consciente passa por ações afirmativas que corrijam essas desigualdades e promovam a igualdade de oportunidades.
Essa é uma das grandes injustiças da sociedade brasileira, que tem na população negra, por exemplo, mais da metade da sua composição. E esta enorme parcela, vive à margem da dignidade humana.
O tema da inclusão e diversidade é um tema caríssimo para nós, cá na Spotlight, e é tratado por alguns de nossos palestrantes.
Empreendedorismo e Inovação
Todos sonham em empreender e ser um unicórnio. Mas a grande massa de empreendimentos que surgem e fazem mudanças poderosas não seguem em frente: o caminho do sucesso é uma longa jornada.
Os unicórnios têm vida curta e culturas exploratórias. Os camelos são aqueles que acreditam que amam o que fazem e estão trabalhando no projeto da vida deles ao invés de trabalhar para maximizar o resultado do acionista.
Qual o animal que melhor representa o seu empreendimento? Será que ele aguenta o longo prazo? Será que ele traz inovação? Será que ele ajuda a transformar o mundo? Ou é mais um da turma do unicórnio?
Sustentabilidade
O grande desafio da atualidade, talvez até das próximas gerações, é o desenvolvimento sustentável. O mundo não terá, em breve, recursos naturais suficientes para alimentar seus 10 bilhões de habitantes.
Temos que encontrar formas mais eficazes de produzirmos e vivermos sem poluir mais o planeta. Já vemos ao redor do mundo iniciativas para acabar com veículos abastecidos com combustíveis fósseis, sanções a países que não tem políticas severas de preservação do meio ambiente etc.
A agenda sustentável é uma realidade e passará a impactar a todos. Esta pauta deverá fazer parte dos planos de qualquer empresa daqui em diante. Não existem respostas fáceis para como lidar com esta nova realidade que se impõe. Aqui na Spotlight temos palestrantes muito experientes no tema para te ajudar a pensar em caminhos.
Virtudes e Desafios da Nova Economia
O capitalismo do século passado já não serve mais. Algumas organizações já entenderam a mensagem e começaram a mudar. Se você ainda está esperando o mundo mudar, vai ficar para trás e quando perceber, estará fora do jogo.
A nova economia vem exponencialmente afetando alguns setores que perderam a relevância. Se a sua empresa está sentindo alguma perda, é porque já está sentindo os efeitos desta mudança. Você sabe qual é o melhor modelo para se adaptar aos novos tempos?
Que tal gerar conversas relevantes na sua empresa?
Agora que você já sabe como uma agência de palestrantes pode contribuir para a sua organização, entre em contato para conhecer mais sobre a Spotlight e levar a mudança para a sua empresa por meio de palestrantes qualificados. Entre em contato!
Visite nosso site
Comments